domingo, 23 de abril de 2017
Selficídio - O distúrbio da auto imagem.
Com o avanço dos Smartfones, o hábito de fazer selfies ( fotos de sí mesmo ) e postar em redes sociais virou uma febre, principalmente entre os jovens. Contudo, essa prática tem favorecido uma situação mais séria: a constante insatisfação com a foto, denominada Selficídio. O termo foi criado para relatar um sintoma do transtorno disfórmico corporal (TDC). Esse distúrbio é caracterizado quando há uma distorção na maneira de como a pessoa se vê. O Selficida é aquela pessoa que faz Selfies até achar uma que considere perfeita, mas nunca acha. Ela vive descontente com o que enxerga, pois exige um padrão de imagem que nunca conseguirá alcançar.
Para quem não ouviu falar do problema, o comportamento pode parecer piada ou brincadeira. No entanto, trata-se de uma condição grave. Além do Transtorno Disfórmico Corporal (TDC), o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), também é bastante comum entre os Selficídas. " A obsessão pela foto perfeita faz com que essas pessoas refaçam a Selfie várias vezes. Ela tira a foto, apaga, tira de novo e edita as imperfeições. Vale ressaltar que a preocupação exagerada com a foto perfeita com um defeito, seja real ou imaginário, faz com que essas pessoas fiquem refém ou dependentes desse tipo de ato.
Consequências: Apesar de bastante comum atualmente, o Selficídio apresenta sintomas muitas vezes ignorados por quem os tem. De acordo com uma pesquisa Norte Americana 60% das mulheres com esse comportamento não o percebem. O Psiquiatra Romeu Carlos Dutra, diz que atinge jovens e adultos de ambos os sexos. Os adolescentes são os mais afetados, porque estão sempre a aceitação de sua própria imagem. Outro fator que desencadeia esse distúrbio é querer estar nos padrões de beleza impostos pela indústria da moda e publicidade. Muitas pessoas se espelham em padrões irreais e os usam como base de comparação, o que gera muito sofrimento. " Hoje em dia existem muitos procedimentos estéticos. E nisso as pessoas querem se transformar para se encaixarem naquilo que veem como modelo" comenta o Psiquiatra.
Geralmente o selficídio traz grandes prejuízos a saúde e a vida como: a anorexia e até o pensamento de suicídio. A não atingir a perfeição nas fotos, a expecativa da pessoa é frustrada, um fator desencadeante da pressão. Além disso, a pessoa que com esse distúrbio é frágil emocionalmente e vulnerável as críticas. Poor causa disso, ela apresenta baixa auto estima e problemas de relacionamento.
Aceite - se: Entender como funciona esse distúrbio faz com que o Selficida passe a entender melhor esse comportamento para, então, começar a controlar suas atitudes. É fato que gostamos de mais uma parte do corpo que outras, assim como a traços de nossa personalidade que nos agrada mais e outrtas não. Entretanto, devemos aceitar como somos. O que não significa querer mudar ou melhorar, mas sim nos concentrarmos naquilo que amamos em nós mesmos. É importante buscar referências para melhorar como pessoa interiormente, mas não permita mudar características que foram criadas para você. Ressalte as suas qualidadaes e não caia na armadilha da comparação. Você só terá a ganhar com isso.
Fonte: JFUN.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário