sexta-feira, 6 de julho de 2018

O que é Bullying ! Entenda.

O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima. Em outros termos, significa todo tipo de tortura física ou verbal que atormenta um grande número de vítimas no Brasil e no mundo. O termo em inglês "bullying" é derivado da palavra "bully" (tirano, brutal). Ainda que esse tipo de agressão tenha sempre existido, o termo foi cunhado na década de 70 pelo psicólogo sueco Dan Olweus O Bullying pode ocorrer em qualquer ambiente onde existe o contato interpessoal, seja no clube, na igreja, na própria família ou na escola. Aos poucos o combate efetivo ao bullying vem ganhando importância na mídia e em ONG’s empenhadas em campanhas de anti-bullying. Isso porque essa prática tem aumentado consideravelmente nos últimos anos no país e no mundo. Recentemente em uma escola na cidade de Goiânia - Goiás, um aluno entrou armado em uma sala de aula e atirou em estudantes que cometiam a prática de Bulliyng contra o mesmo e 2 pessoas foram mortas. Bullying na Escola: Conflitos entre crianças e adolescentes são comuns, pois trata-se de uma fase de insegurança e autoafirmação. Porém, quando os desentendimentos são frequentes e partem para humilhações, é aí que o bullying prolifera. Nas escolas, as agressões geralmente são praticadas longe das autoridades. Ocorrem normalmente na entrada ou saída do prédio, ou ainda quando os professores não estão por perto. Podem também acontecer de forma silenciosa, na sala de aula, na presença do professor, com gestos, bilhetes, etc. As agressões físicas são mais difíceis de serem escondidas e muitas vezes levam a família a transferir a vítima para outra escola. Perfil do Agressores: O agressor, em geral, tem uma mente perversa e às vezes doentia. Ele é consciente de seus atos e consciente que suas vítimas não gostam de suas atitudes, mas agride como forma de se destacar entre seu grupo. Assim, os agressores pensam que serão mais populares e sentem o poder com esses atos. Os agressores buscam vítimas que normalmente destoam da maioria por alguma peculiaridade. Os alvos preferenciais são: 1-os alunos novatos; 2-os extremamente tímidos; 3-os que têm traços físicos que fogem do padrão; 4-os que têm excelente boletim, o que serve para atiçar a inveja e a vingança dos menos estudiosos. Consequências do Bullying:Geralmente, as vítimas do bullying têm vergonha e medo de falar à família sobre as agressões que estão sofrendo e, por isso, permanecem caladas. As vítimas de agressão física ou verbal ficam marcadas e essa ferida pode se perpetuar por toda a vida. Em alguns casos, a ajuda psicológica é fundamental para amenizar a difícil convivência com memórias tão dolorosas. Aqui, portanto, cabem aos pais e familiares notarem os sintomas das crianças e/ou adolescentes. Com isso, se perceber alguma diferença no comportamento, é importante contactar os responsáveis da escola e ainda ter uma conversa franca com a pessoa que foi agredida. Ações como esta, podem evitar constrangimentos futuros, ou mesmo tragédias, como o suicídio da vítima. Alguns sinais típicos são observados nos alunos vítimas de bullying, entre eles: 1-recusa de ir para a escola; 2-tendência ao isolamento; 3-falta de apetite; 4-insônia e dor de cabeça; 5-queda no desempenho escolar; 6-febre e tremor.
Isolamento Social: Na sociologia, o isolamento social é um fenômeno sócio cultural que denota a falta de interação social, ou seja, a ausência de contato entre os indivíduos. Trata-se, portanto, de uma condição (voluntária ou não) donde alguns indivíduos (isolamento individual) ou grupos sociais (isolamento grupal), por diversos motivos, preferem o isolamento da sociedade. As pessoas que sofrem de isolamento social possuem muitas dificuldades de se relacionarem e, por isso, se afastam do convívio social, o que pode levar a diminuição das funções mentais, e nos casos mais extremos, problemas psiquiátricos. Nesse caso, as pessoas deixam de participar de diversas atividades em sociedade, fenômeno que pode ser gerado pela exclusão social. Geralmente esse conceito está relacionado com as minorias, por exemplo, os idosos, os negros, os obesos, dentre outros. Atualmente, para reverter os quadros de isolamento social, existem diversas terapias, tratamento psicológicos e psiquiátricos. Consequências: Diversas consequências denotam a isolamento social e podem levar a perturbações de ordem psíquica: 1-Individualismo 2-Fobia Social 3-Solidão 4-Depressão 5-Stress 6-Tristeza 7-Rejeição 8-Loucura 9-Ansiedade 10-Esquizofrenia 11-Toxicodependência 12-Misantropia 13-Suicídio Visto os problemas que podem causar nos indivíduos, o isolamento social leva a diversas ações que podem ser prejudiciais à saúde física e mental, por exemplo: alterações de humor, de pressão, baixa estima, comportamento antissociais, agressividade, desenvolvimento de patologias, dentre outros. O isolamento social pode levar as pessoas a terem fobias de se relacionarem (fobia social) e, portanto, de terem um trabalho, participarem de eventos sociais ou mesmo de sair para fazer compras.
Evasão escolar: Evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo. Esse problema social que, infelizmente, é comum no Brasil, afeta principalmente os alunos do Ensino Médio. Causas: As causas variam conforme o nível de ensino. Nos primeiros anos (ensino fundamental), a distância da escola associada à falta de transporte escolar, ou de quem possa levar e buscar a criança, é a principal causa. Já no ensino médio, a falta de interesse é que passa a ser uma das principais causas, a qual resulta do fato de, além do conteúdo ser exagerado, ser descontextualizado, opinião que é partilhada não só por alunos como pelos professores. A situação econômica é outro fator que influencia fortemente o abandono escolar. Para ajudar os pais, que às vezes até proíbem os filhos de continuar os estudos, ou mesmo para terem certa autonomia financeira, os estudantes começam a trabalhar sem ter concluído os estudos. Há aqueles que optam por conciliar as atividades laboral e escolar, mas não conseguindo, decidem priorizar o trabalho e acabam abandonando a escola. O aspecto social tem o seu peso nessa questão. A dificuldade para chegar à escola torna iminente a desistência de continuar os estudos. Isso é mais evidente nas zonas rurais. Muito discutido nos últimos tempos, o bullying muitas vezes também faz os estudantes se recusarem a ir para a escola. Consequências: Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais. Entrar no mercado de trabalho torna-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração. Tudo isso gera um forte sentimento de desmotivação, a qual acaba por consolidar ainda mais a desigualdade social no Brasil. Dados: Segundo o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de acordo com o Censo Escolar realizado entre 2014 e 2015, a taxa de evasão escolar é a seguinte: 1º) 1ª série do ensino médio - 12,9%; 2º) 2ª série do ensino médio - 12,7%; 3º) 9º ano do ensino fundamental- 7,7%; 4º) 3ª série do ensino médio - 6,8%; O Ensino Médio lidera com 11,2% de alunos fora da escola, sendo que o Pará é o estado que apresenta a maior taxa de evasão escolar do Brasil. Nesse estado, 16% dos alunos do ensino médio estavam em situação de evasão na altura da pesquisa. Em 2013, a Pnud - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento indicou que, entre os 100 países com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o Brasil apresentava a 3ª maior taxa de evasão escolar. A 1ª e 2ª maiores taxas são da Bósnia e Herzegovina (26,8%) e das ilhas de São Cristóvão e Névis, no Caribe (26,5%). Os dados apresentados pelo Pnud, no entanto, foram questionados pelo Inep. O Inep alega que, além de os mesmos serem diferenciados entre os países, o que levava a dados desfasados, a pesquisa não considerava ainda 9 anos no ensino fundamental, mas 8.
Tipos de Bullying: 1-Cyberbullying: quando o bullying ocorre por meio das tecnologias da informação, seja internet (redes sociais, e-mails, etc.) e/ou celulares (torpedos). 2-Verbal: quando o bullying acontece por meio de palavras de baixo calão, apelidos e insultos. 3-Moral: associado ao bullying verbal, ele ocorre através de boatos, difamações e calúnias. 4-Físico: quando o bullying envolve a agressões físicas, seja empurrão, bater, chutes, etc. 5-Psicológico: quando o bullying envolve aspectos que afetam o psicológico, por exemplo, chantagem, manipulação, exclusão, perseguição, etc. 6-Material: quando o bullying é definido por ações que envolvem roubo, furtos e destruição de objetos pertencentes a alguém. 7-Sexual: nesse caso, o bullying é cometido por meio de abusos e assédios sexuais. Legislação no Brasil: Até pouco tempo, quando os casos de bullying chegavam à justiça, eles eram enquadrados em infrações previstas no Código Penal como injúria, difamação e lesão corporal. Entretanto, em 06 de novembro de 2015 foi sancionada a Lei n.º 13.185 denominada "Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying)". Segundo esse documento: "Considera-se intimidação sistemática (bullying) todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas." Porém, segundo estatísticas atuais, cerca de 80% das escolas brasileiras ainda não punem os agressores. Dada a importância de abordar o tema, o "Dia Mundial de Combate ao Bullying" é comemorado em todo o mundo no dia 20 de outubro. No Brasil, em 2016 foi instituído por meio da Lei nº 13.277, o "Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola", comemorado em 7 de abril. A escolha da data faz referência ao episódio que aconteceu em 7 de abril de 2011 no bairro do Realengo, no Rio de Janeiro. Pela manhã, Wellington Menezes de Oliveira (23 anos) invadiu a Escola Municipal Tasso da Silveira disparando nos alunos. O resultado do "Massacre do Realengo", como ficou conhecido o ataque, foi a morte de 12 alunos e do próprio atirador, que se suicidou. Muitos conhecidos e familiares de Wellington afirmaram que ele sofria de bullying. Compartilhe essa informação com seus amigos e parentes. Fonte: FM-USP.

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